Molho Bechamel / Quatro Queijos

Olá pessoas, tudo bom com vocês? Após um longo inverno de problemas finalmente estou com o meu computador em ordem e agora só escapa das receitas aqueles que não entrarem por aqui pelo menos uma vez por semana. (hehe)

Bom recebi alguns comentários sobre a ultima receita espero realmente que vocês tenham testado e gostado eu particularmente passo mais tempo testando novas receitas ou modificando outras do que comendo mas pra mim é um prazer estar dentro da cozinha. (ainda bem né?! Já pensou o que seria desse blog se eu não gostasse? hehe)

Um dos comentários que recebi foi da Thaís pedindo uma receita de molho quatro queijos. Eis então a receita para todos vocês. Essa receita tem duas etapas. A primeira será o Molho Bechamel (vulgo Molho Branco) que utilizaremos como base para nosso Molho Quatro Queijos.

Molho Bechamel (Branco)

Mão à obra. Para o Molho Bechamel vamos precisar de:

– 1 Litro de Leite

– 1/2 Cebola

– 1 Folha de Louro

– 2 Cravos da Índia

– 50g de Farinha de Trigo

– 50g de Manteiga

– Pimenta do Reino, Noz Moscada e Sal à gosto

Modo de Preparo:

1- Prepare a metade de uma cebola pequena. Nela faça um corte na diagonal até mais ou menos o centro, ou seja sem cortar de um lado ao outro. nesse corte coloque a folha de louro e logo acima os dois cravos. ao colocar tudo ele vai parecer um sapinho com uma folha na boca e dois olhinhos de cravo (hehe). Para ser bem sincero a primeira vista achei que fosse frescura fazer isso ao invés de jogar tudo na panela de uma só vez, porém ao consultar um amigo descobri que isso é para que esses ingredientes permaneçam parados no centro da panela e com isso liberando mais aroma e deixando um gostinho um pouco mais uniforme em todo o molho.

2 – Leve o leite ao fogo para ferver e junto com ele a cebola (nosso sapinho) e quando o leite estiver QUASE levantando a fervura desligue imediatamente o fogo.

3- Em outra panela (grande) coloque a manteiga, deixe derreter um pouco, coloque a farinha e mexa. Abaixe o fogo e para que o molho não fique muito pesado ou empelotado deixe que a farinha cozinhe bem na manteiga. PORÉM não deixe escurecer muito caso contrario o seu molho branco ficará marrom, e creio que você não iria gostar muito (hehe).

4- Retire a panela do fogo. E lembra da nossa amiga que parece um sapo na outra panela? É hora de nos despedirmos dela, retire ela do leite e dispense (para não jogar fora uma dica é tirar a folha de louro e os cravos e bater essa cebola no processador com um pouco de maionese e ervas finas, o resultado é um patê muito bom)

5- Retorne a panela grande ao fogo baixo e coloque uma concha do leite misturando bem até que o leite incorpore. Repita esse passo até que todo o leite seja colocado.

6- Finalmente tempere com pimenta do reino, sal e noz moscada. A dica é deixar o molho sempre com um tempero bem suave, pois vamos utiliza-lo como base para outro molho.

Este será o nosso Molho Bechamel o que acharam? de uma experimentada antes de continuarmos com nosso próximo molho ele é bem suave perfeito para massas acompanhadas de um belo vinho Chardonay (se possível Alemão).

Molho Quatro Queijos

Vamos para o Molho Quatro Queijos agora. Você vai precisar de:

– 1/2 Litro de Molho Bechamel c/ pouco Sal

– Azeite de Oliva (Extra Virgem)

– 50g de Queijo Parmesão

– 50g de Queijo Provolone

– 50g de Queijo Gorgonzola

– 50g de Catupiry

Modo de Preparo:

1- Com uma faca pique bem os queijos. Dessa forma eles derreterão mais rápido.

2- Coloque um fio de azeite em uma panela. O suficiente para que o queijo não grude. Deixe o azeite esquentar um pouco e adicione os queijos MENOS o Catupiry.

3- Mexa até que os queijos derretam bem e aí sim adicione o Catupiry. misturando bem até que fique homogeneo.

4- Coloque o Molho Bechamel mexa bem e…. e pronto! (hehe)

Experimente o molho se ele estiver muito salgado você pode corrigir com creme de leite.

Esse molho também é perfeito para massas e um dos meus favoritos. No caso de você servir o prato junto com um vinho branco seco a dica é colocar um pouquinho do vinho junto com os queijos derretidos para casar bem o prato com a bebida mais tarde. (Como diria uma pessoa muito especial, #ficaadica hehe)

Agora SAIA DA MINHA COZINHA! (hehe isso me lembra minha infância o cozinheiro Art)

Qualquer dúvida, critica, pedido é só comentar =) e comentem também o resultado da receita se acharam boa ou ruim mas só aceito esse tipo de comentário pra quem testou hein hehe.

Um grande abraço a todos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Molho Bechamel / Quatro Queijos

  1. Eu vou falar que gostei, mesmo não testando porque eu adoro esse molho *-* hehehe
    eu quero fazer um pedido também, quem sabe um dia podia rolar uma receitinha
    de Yakissoba?!

    Continue com o blog, ele é uma ótima oportunidade para estimular as pessoas a irem para a cozinha, por a mão da massa (literalmente) e quem sabe descobrir um dote culinário
    😉

    bjokas

  2. Natália disse:

    Boa Tarde!
    Vim no seu blog hoje pela primeira vez e gostei muito!
    Tanto as receitas postadas até agora são ótimas, como as fotos.
    Parabéns!
    Seu blog está favoritado no meu computador e com certeza voltarei!

  3. Thaís disse:

    EBAAAAA! ADOREI! Vou testar já nos próximos dias!!!! (vale lembrar que até agora testei todas e ficaram muito boas!)

  4. fernanda disse:

    Olá, boa tarde! Uma dúvida…qual seria o rendimento desta receita? Serve bem 8 pessoas sendo a massa penne?! Acho que dá né? Ou seria necessário dobrar a receita? Obrigada!!!

  5. lacerda88 disse:

    Olá Fernanda, essa quantidade de molho pode ser utilizada para um pacote de 500gr de macarrão. No entanto depende muito do gosto de cada um (mais ou menos molho). Geralmente isso atende entorno de 6 pessoas.

  6. Fiz e adorei, coloquei paprica picante ficou mara!!!

  7. lucia elena disse:

    farei com certeza tudo me parece de muito bom gosto.. parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s